Importar a base e como fazer os primeiros tratamentos nessa aula Nós já vamos adiantar o um pouquinho mais eu sou clé Nascimento especialista pela Microsoft e vou te ajudar a aprender.
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Que nós lançarmos aulas novas aqui no canal inclusive desse curso gratuito de par bi Então vamos nessa na última aula o que nós fizemos na última aula nós importamos os dados e Aqui nós temos.
Temos tudo o próximo passo é nós criarmos um relacionamento entre as tabelas porque do jeito que elas estão nós não conseguimos ter os melhores resultados eu já vou te mostrar como que.
Nós vamos fazer isso então vamos nessa O primeiro exemplo que eu quero que você entenda é o seguinte nós vamos pegar um visual por exemplo de matriz e eu vou pegar por exemplo categorias vamos supor.
Que eu quero analisar por categorias se eu pegar categorias e jogar para cá ele vai colocar para mim todas as categorias todas as categorias de gastos estão aparecendo aqui agora eu vou.
Colocar algum tipo de informação como por exemplo receita eu vou colocar o valor é possível que esse cálculo fique correto porque às vezes o p bi faz um relacionamento sem que eu mesmo faça mas.
Vamos ver depois eu te mostro exatamente o nosso objetivo aqui olha só Perceba o seguinte todas as categorias TM o mesmo valor será que de fato ocorreu isso será que você gastou com.
Alimentação exatamente o mesmo que você gastou com transporte c o mesmo que você gastou com lazer o mesmo que você fez com investimento e se for verdade isso é realmente o seu salário é esse salário.
Aqui e com esse salário Como que você consigue gastar tudo isso isso acontece pelo simples fato de que aqui nós não temos uma relação entre as tabelas de categoria E a tabela de receitas e para.
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Criar esse visual nós utilizamos
Informações da tabela de categoria E da tabela de receitas portanto nós precisamos fazer um relacionamento entre elas e quando nós fizermos este.Relacionamento o qu Bi vai conseguir extrair a informação da maneira correta para criar esse relacionamento você deve clicar aqui nessa opção de exibição do relatório Quando você vier para cá você.
Vai ter todas as tabelas que você tem no seu projeto eu gosto de organizar as tabelas da seguinte forma colocando as tabelas fatos na parte de cima e a tabela dimensão aqui na parte de baixo.
Incrível que para esse projeto nós temos três tabelas Fatos e uma tabela de dimensão afinal de contas O que significa tabela fato e tabela dimensão tabela fato é basicamente aquela tabela.
Em que você tem um fato acontecendo por exemplo uma despesa quando você anota uma despesa foi um fato que ocorreu ou por exemplo quando você faz um investimento de fato aquilo está.
Acontecendo ou quando você recebe o seu salário é um fato que ocorre normalmente uma característica da tabela fato é que ela possui uma coluna de datas ou uma coluna temporal porque às vezes é uma.
Coluna de hora você coloca ali a data que você recebeu o valor de onde você recebeu ou por exemplo você coloca a data que você gastou para onde você gastou o valor enfim é um registro porém.
Nós temos a tabela dimensão as tabelas de dimensões são as tabelas de cadastros basicamente aqui eu tenho o cadastro das categorias mas aqui eu não Informo que eu gastei com aquela categoria.
Simplesmente eu coloquei aquelas categorias como por exemplo eu posso ter um cadastro de funcionários ou um cadastro de produtos isso é uma tabela dimensão e é muito importante que você.
Saiba exatamente diferenciar cada uma
Delas agora Observe uma coisa muito importante E para isso eu vou clicar aqui em modo de exibição modo de exibição eu consigo ver a tabela nesse.Caso a tabela de categorias Veja só eu tenho de fato aqui as categorias e cada categoria possui um ID Conforme você consegue ver aqui Observe que esses ids não se repetem mas olha que legal se eu.
Vier pra tabela de despesas eu tenho aqui as informações inclusive as categorias na tabela de receitas eu também tenho a categoria das receitas a tabela de investimentos já é um caso.
Apaste que eu vou explicar para você posteriormente Mas por que que eu falei isso para você eu falei isso para você pelo simples fato de que nós vamos conectar essas tabelas através da.
Categoria por quê Porque a categoria é um campo que nós temos em comum entre essas colunas entre essas tabelas na verdade então Observe que aqui eu tenho o nome categoria aqui eu tenho o nome.
Categorias então então o cabeçalho delas é diferente um é categoria o outro é categorias não importa o cabeçalho o que importa de fato é o conteúdo que temos entre elas uma outra característica da.
Tabela de dimensão é que os dados não se repetem por exemplo Você tem salário aqui aparecendo uma única vez mas se você vi na tabela de receitas você vai ter salário aparecendo várias vezes.
Afinal de contas todos os meses você deve receber o seu salário agora o que que nós vamos fazer agora nós vamos clicar aqui em exibição e depois disso nós vamos começar a fazer a organização.
Para isso eu vou chamar categorias e vou arrastar aqui até categoria Olha só ele cria esse campo esse relacionamento significa o seguinte essa tabela de categorias está filtrando a tabela de.
Despesas eu consigo perceber isso pelo simples fato de que aqui existe esse filtro nessa direção outra característica importante que você deve observar aqui é que nós temos o número.
Um dizendo que desse lado aqui cada categoria aparece uma única vez enquanto que desse outro lado aqui nós temos um asterisco informando que nesse caso a categoria aparece por diversas vezes a.
Repetição é aquele caso que eu te mostrei do salário enquanto que na categoria o salário aparece uma vez na tabela de Receitas por exemplo o salário aparece várias vezes então Esse.
Asterisco quer dizer que categorias se repetem na tabela fato na tabela dimensão isso não acontece vou pegar a mesma tabela de categorias a mesma coluna e vou arrastar para cá e olha só.
Mais uma vez nós vamos ter aqui as informações e agora que nós temos uma relação entre categorias e Receitas por exemplo se você voltar aqui na parte de relatório você perceberá que ele fez um.
Filtro e mostrou para você o valor do seu salário e da sua receita através de freelance muito bem feito isso nós precisamos agora de um campo de data agora nós vamos precisar criar uma.
Tabela de datas ela é muito importante para nossos projetos assim nós conseguiremos fazer vários cálculos legais para isso eu vou voltar aqui em exibição de tabela e olha só eu tenho.
Várias tabelas mas eu preciso usar uma coluna como base nesse caso eu vou utilizar como base a coluna de datas da tabela de receitas assim eu vou pegar a menor data e a maior data dessa tabela.
Nesse caso eu venho aqui em página inicial e vou clicar aqui em Nova tabela Cuidado para não clicar em Nova coluna clicando em nova tabela ele vai aguardar um pouquinho e vai aparecer aqui uma.
Opção pra gente deixa eu aproximar aqui para você e aqui você vai criar uma nova tabela e essa tabela você deve dar o nome a ela nesse caso eu vou dar o nome de calendário você pode dar o nome que.
Você quiser e depois do igual você vai chamar uma função que vai retornar para nós esse campo de data nesse caso eu vou chamar a função Calendar agora essa função vai nos pedir para fazermos uma.
Alimentação iremos alimentar com uma menor data e uma maior data agora como que nós vamos saber qual que é a menor data para isso você vai usar a função mi que busca pra gente o menor valor de de.
Um intervalo e nós vamos passar essa coluna aqui data que está na tabela de receitas portanto se eu digitar aqui data eu tenho que ter o cuidado porque eu tenho data em despesas investimento e.
Receitas e eu preciso direcionar pra minha coluna correta nesse caso a coluna de receitas data então perceba que quando você passar uma informação você deve chamar não somente o nome da coluna.
Mas também informar de que tabela ela vem afinal de contas o nome da coluna pode se repetir em várias tabelas como você acabou de ver feito isso você vai fechar o parênteses desse modo ele está.
Vindo aqui e aqui está buscando a menor data que nós temos de venda ou de receita no caso né vírgula ele pede a data final como nós usamos o min para pegar a menor data vamos usar o Max para.
Pegar a maior data e vamos chamar também receita data fecha o primeiro parênteses fecha o segundo parênteses Por que dois porque eu abri o parênteses da função Max e estou fechando agora estou.
Fechando também o parênteses da já função calendário quando eu pressionar a tecla enter o que é que vai acontecer nós criaremos aqui uma tabela de datas que ele vem com nome date eu vou dar.
Dois cliques e vou mudar aqui para data Além disso eu vou precisar criar alguns Campos interessantes Como por exemplo o campo de ano e meses Além disso poderia criar semana dias trimestres mas eu não.
Vou me aprofundar muito nisso agora sim eu vou criar uma nova coluna afinal de contas eu já tenho a minha tabela vou clicar aqui em Nova coluna ele vai abrir a opção para que eu pudesse chamar a.
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